Home | Glossário | Fale conosco  

  

Desenvolvimento - de Povoado a Município

 

Os produtos agrícolas do povoado eram então vendidos na feira de Lagoa dos Veados, próximo ao povoado de Arapiraca, onde existia uma escola.

 

O passo mais importante, dado por Manuel André, foi a abertura da trilha que levava os comboios de animais a Vila de Porto da Folha (hoje cidade de Traipu) como se chamou até o ano de 1876. Essa trilha foi se tornando conhecida por todos os almocreves da região central de Alagoas, que a aproveitaram; por ela se escoava todos os produtos dos povoados vizinhos, que atingiam a Vila de Porto da Folha e daí seguiram para Penedo, através do Rio São Francisco, em embarcações da época.

 

Em 1880, Esperidião Rodrigues da Silva, associando-se com Florêncio Apolinário, se estabelecem com a primeira casa negócio do povoado, no ramo de estivas e tecidos.

 

Já no ano de 1884, Esperidião Rodrigues cria a feira.

 

Em 1890 faleceu Manuel André Correia dos Santos. Neste mesmo ano foi criada urna escola mista no povoado, mas, somente no governo de Barão de Traipu, em 1891, foi nomeada a primeira professora, Maneta Peixoto de Rodrigues. Ainda no governo do Barão de Traipu, por iniciativa de Esperidião Rodrigues foi criado o distrito de subdelegacia de polícia.

 

Com a fabricação da melhor farinha da região, o franco progresso da feira, a posição central do povoado, com a trilha aberta com destino ao Rio São Francisco, tornou-se o povoado, o centro mais adiantado que a própria sede do município (Limoeiro de Anadia), que até esta data não tinha estrada para evacuar seus produtos.

 

 ot14.gif (148 bytes) Menu Geo Alagoas

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved