Bacias Secundárias (Atlântico Sul)

O Brasil possui ao longo do litoral brasileiro três conjuntos de bacias secundárias denominadas bacias do Atlântico Sul divididas em três trechos: Atlântico Norte-Nordeste, Atlântico Leste e Atlântico Sudeste. As bacias hidrográficas que os compõem não possuem ligação entre si. Elas foram agrupadas pela sua localização geográfica ao longo do litoral. O rio principal de cada uma delas tem sua própria vertente, delimitando, portanto, uma bacia hidrográfica. Por exemplo, as bacias do Atlântico Leste são formadas pelo agrupamento das bacias do Paraíba do Sul, Doce, Jequitinhonha, Pardo, Contas e Paraguaçu.

O trecho Norte – Nordeste compreende 10 sub-bacias, iniciando pela sub-bacia do rio Oiapoque, no extremo Norte, e passando pelo rio Araguari ambos no Estado do Amapá. Compreende também as áreas de drenagem dos rios Guamá, Pindaré, Parnaíba, Jaguaribe, Açu e Paraiba. O Amapá é o único estado brasileiro onde o tarpon (pirapema ou camurupim) ocorre em grandes quantidades dentro dos lagos, gerando condições únicas para a pesca esportiva dessa espécie.

O trecho Leste também compreende 10 sub-bacias, abrangendo as áreas de drenagem dos seguintes rios: rio das Contas, rio Jequitinhonha, rio Doce e rio Paraíba do Sul.

O trecho Sul-Sudeste, com 10 sub-bacias, compreende as bacias dos rios Ribeira do Iguape, Itajaí, Mampituba, Jacui, Taquari, Jaguarão e a bacia do arroio Chui, incluindo a lagoa dos Patos e a lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul. Nos trechos Leste e Sul-Sudeste, a truta arco-íris foi introduzida nos rios que despencam das regiões serranas (Serra do Mar, Serra da Mantiqueira, Serra da Bocaina, Campos de Cima da Serra no Rio Grande de Sul), apresentando uma ótima adaptação. Esses rios correm em terrenos acidentados e pedregosos, possuem águas frias, bastante oxigenadas e livres de poluição e são excelentes áreas para a pesca com mosca (fly fishing). Vale ressaltar que a região dos Campos de Cima da Serra, dada às suas condições geográficas, pode ser considerada a "Patagônia" brasileira. Nessa região os rios não são encaixados, o que permite a pesca de mosca em todas as suas técnicas.

Rios que formam as bacias:

1. Oiapoque
2. Gurupi
3. Parnaíba
4. Jequitinhonha
5. Doce

Sub-menu Bacias Hidrográficas

frigoletto@bol.com.br