Home | Glossário | Fale conosco  

  

Novos fusos horários do Brasil em 2010

 

 

Em de 2008, os fusos horários no Brasil que anteriormente eram quatro foram reduzidos para três. Na época, a lei extinguiu o último fuso (-5GMT), com a sua respectiva região avançando para o seguinte (-4GMT), ficando o estado do Pará integralmente no fuso -3GMT.

Porém, após um plebiscito realizado no ano de 2010 com as populações do Acre e de parte do Amazonas ficou decidido pelo volta ao fuso antigo nas partes dos seus territórios que anteriormente haviam avançado um fuso.

Com isso, o fuso -5GMT foi retomado nessas partes, mas o Pará continuou fazendo parte integralmente do fuso -3GMT.

Essa diferença de fusos é bastante prejudicial à população daquelas regiões, principalmente a do estado do Acre, pois suas populações ficam bastante prejudicadas pela diferença de 02 horas a menos em relação ao fuso de Brasília e estados do Centro-Sul onde há efetivamente o comando dos setores bancários e comerciais, por exemplo.

Lembrando que na vigência do horário de verão, essa diferença aumenta para 03 horas, agravando sobremodo o problema.

Há informes não-oficiais que a população daquele estado (Acre) se encontra bastante incomodada e prejudicada com a retomada do antigo fuso.

Como exemplo podemos citar que quando um banco abrir sua agência às 10 horas em Brasília (-3GMT), no Acre ainda serão 08 horas da manhã, e portanto suas agências continuarão fechadas..

 

Fonte do mapa: www.plenarinho.gov.br

 ot14.gif (148 bytes) Menu Geo Física

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved